Monday, November 27, 2006

O socialismo utopico e cientifico

==> O socialismo surgiu pela primeira vez em Inglaterra e em França no início do séc. XIX.

Origens e traços fundamentais do socialismo:
• Surgiu como tentativa de resolução da questão social decorrente da industrialização: a miséria operária, crises económicas frequentes, perturbações sociais consequentes do progresso técnico, da industrialização e do capitalismo.
• Visou um fim de justiça social.
• Procurou corrigir ou combater o capitalismo.

O socialismo é:
• A subordinação da análise política à análise económica.
• A exigência de uma nova ordem social totalmente diferente do tipo de sociedade em que se tem vivido no mundo ocidental desde o séc. XIX.
• O ataque à propriedade privada, tida por principal causa dos males sociais.
• Proposta de atribuição ao Estado de extensas funções na economia, quer empresariais, quer de direcção central.

Concepção acerca do homem:
• Esta ideologia é defensora do optimismo antropológico, ou seja, acredita que o homem nasce bom e que é a sociedade que o corrompe.

Socialismo Utópico e Socialismo Científico
• Estas modalidades de socialismo são o resultado de uma classificação proposta por Engels assente na dicotomia socialismo utópico/ socialismo científico, querendo com isto significar que só o marxismo era científico (possível – pois compreende as leis que estão na base do desenvolvimento social) ao contrário de todas as outras formas de socialismo.

Socialismo Utópico
• Socialistas utópicos: Robert Owen, Proudhon, Fourier, Saint Simon.
• É aquele que se traduz na defesa de um modelo ou de um projecto de sociedade inatingível.
• Os 1ºs socialistas vão ser acusados de não compreender as bases do desenvolvimento social pois não foram capazes de propor explicações genéricas do modo como funciona a sociedade.
• Marx e Engels acusam-nos de sonhadores.

Socialismo científico – Marxismo:
• Os fundadores (Marx e Engels) são herdeiros do socialismo utópico.
• O pensamento de Marx e Engels quanto às bases do desenvolvimento social assentam em vários princípios, entre os quais:
o Filosofia geral ==> MATERIALISMO HISTÓRICO.
o Análise económica ==> o conceito de MAIS-VALIA.




Materialismo histórico:
• Marx considera que são os homens que fazem a história (não é Deus, nem é um conjunto de acasos, nem é um desenvolvimento do conceito de liberdade).
• A história é, para Marx, o resultado da economia (são as relações económicas que determinam as relações sociais e, consequentemente, o progresso histórico).
• LEI DO MATERIALISMO HISTÓRICO:
o Forças produtivas + relações de produção = modo de produção.

• Forças produtivas – são os materiais e os meios utilizados para produzir (máquinas, trabalho humano...).
• Relações de produção – são as relações entre quem produz e que não produz mas é dono dos meio de produção. (relação entre os capitalistas e os trabalhadores).

NOTA: Forças produtivas+relações de produção ==> RELAÇÃO DIALÉCTICA – as forças produtivas determinam as relações de produção. As relações de produção condicionam as forças produtivas.

• Modo de produção Consciência social
(infra-estrutura / capitalista) (superestura - todos os aspectos ideológicos da sociedade)

• Marx considera que se temos um modo de produção (infra-estrutura) capitalista, vamos ter uma consciência social (super-estrutura) que protege o socialismo porque o capitalismo baseia-se na exploração da maioria. (o modo de produção capitalista vai gerar a consciência de que é necessária a mudança para o socialismo. O capitalista explora o proletariado, ajudando a criar a mentalidade de que o modo de produção capitalista é injusto, protegendo, assim, o socialismo).
• Assim, Marx considera que o capitalismo é historicamente a crise mais aguda da evolução social porque uma sociedade só está em harmonia consigo própria quando a infra-estrutura coincide com a super-estrutura.
• Consequentemente, o sistema capitalista representa a total desarmonia e tem de acabar, sendo substituído por um modo de produção mais justo (o socialista).

Conceito de mais-valia:
• Para Marx, mais-valia é mais do que o lucro. É a diferença entre o valor criado pelo trabalho e o salário pago (capitalismo é para Marx, a apropriação privada da mais-valia de todas as produções económicas o que o torna condenável porque a mais-valia deve pertencer à colectividade).
o Mais-valia absoluta ==> o patrão tem uma mais-valia absoluta sempre que aumenta as horas de trabalho e mantém o salário.
o Mais-valia relativa ==> incentivar o aumento da produtividade através da mecanização.
• No sistema capitalista, segundo Marx, o salário garantia apenas a subsistência dos trabalhadores e dos seus filhos (que um dia iriam substituir os pais).
• Assim, Marx considerava que o que caracteriza o capitalismo é a luta entre classes sendo que a origem da opressão está na propriedade privada.

Proletariado ==> Classe dos trabalhadores assalariados, que não são proprietários dos meios de produção e são obrigados a vender a sua força de trabalho para subsistir.

Marx defende que a relação entre capitalistas e proletariado é uma relação que tende a tornar-se explosiva, pois a maioria é explorada. Como tal, Marx acreditava que era dentro do capitalismo que surgiria a vontade de acabar com ele – dando lugar ao socialismo (e, posteriormente, ao comunismo). Para tal, era necessária a REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO (deveria ser internacional, pois o capitalismo é um bem internacional).

Socialismo – socialização/ estatização da sociedade

• Marx tem uma concepção teleológica da história – a história dirige-se para um fim ==> REGIME COMUNISTA (sociedade totalmente justa e igualitária).
• Para se atingir o comunismo, Marx defendia um modelo intermédio que permitisse a passagem do capitalismo para um modelo comunista – o socialismo.

Características do socialismo Marxiano:
• Era necessário criar um governo (formado pelo proletariado).
• Abolição da propriedade privada - quando chega ao poder, o proletariado estatiza a propriedade.
• Ditadura do proletariado – criação de uma ditadura que impõe a vontade do proletariado a todas as classes.
• Afastamento da burguesia do poder, através da força.
• Planificação da economia.
• Divisão do trabalho – o trabalhador deve contribuir de acordo com as suas capacidades e receber de acordo com o seu trabalho.

Assim, destrói-se a base material do capitalismo ==> destruição do homem (proletariado) pelo homem (capitalista).
Consequentemente, para Marx, o trabalho deixa de a ser encarado como uma mercadoria, passando a ser fonte de realização do trabalhador (trabalho criativo, não alienante).
A partir do momento em que todos os indivíduos fossem educados num sistema socialista, todos teriam uma mentalidade igualitária e seria possível instituir um modelo comunista.


Comunismo:
• Alto desenvolvimento tecnológico dos meios de produção (Marx acredita que um dia o desenvolvimento dos meios de produção será de tal ordem que libertará o homem do trabalho que escraviza e aliena o trabalhador).
• A propriedade é social.
• Plena igualdade e justiça social o que permite um desenvolvimento harmonioso.
• Centralização dos poderes no Estado que faz a distribuição da riqueza.

Relação do socialismo marxista com a democracia:
• Marx defende apenas uma democracia formal.
• Se o proletariado é a maioria, naturalmente, pode eleger os seus governantes. No entanto, segundo Marx e Engels, o proletariado chega ao poder através da revolução. E, quando isso acontecer, as antigas classes capitalistas deixarão de existir e de ter direito a determinar o rumo a seguir pelo governo.